Pais em Teletrabalho: Como Conciliar a Família e a Carreira
Índice
Há neste momento vários relatos da experiência de vários pais em teletrabalho. Vários pais não estavam preparados para a situação no ano passado e até mesmo este ano sentem-se as dificuldades quer dos pais, quer das mães. Desde perdas de apetite a choros às escondidas, desde o cansaço geral a alguns conflitos familiares, é evidente que esta se trata de uma questão bastante delicada vagamente influenciada também pela idade da(s) criança(s). A EDUKAR hoje fala-lhe das questões em torno desta situação comum a muitos pais e mostra-lhe algumas formas de conseguir conciliar a educação dos mais novos com a sua carreira por via remota.
Teletrabalho com Filhos: O Sonho e o Pesadelo de muitos pais
É certo que a situação da pandemia empurrou vários pais para esta situação desde há um ano para cá. Por um lado esta apresenta-se para vários pais e mães como uma oportunidade para passar mais tempo com os filhos e dar-lhes a atenção que não conseguiam numa rotina normal. Por outro lado, trata-se de uma situação que irá implicar um esforço redobrado da parte do(s) progenitor(es) que se encontram em casa. Entre brincadeiras, birras, gritarias, bem como a questão das tarefas domésticas, conseguir conciliar vida profissional e vida familiar pode-se tornar num verdadeiro pesadelo.
Entre vários relatos de pais que passaram pela experiência no ano passado, há diversos constrangimentos que muitos relatam nos meios de comunicação e nas redes sociais: muitos referem o cansaço, a perda de apetite, as obsessões pelas limpezas e alguns até referem depressão. Isto porque os pais se vêm obrigados a desempenhar vários papéis em casa (nomeadamente o de trabalhador/funcionário e progenitor) ao mesmo tempo que se vêm obrigados a ter maior controlo sobre as emoções. Tudo isto acaba por criar uma enorme carga emocional sobre diversos pais portugueses.
No entanto, mesmo esta situação tem mais do que uma solução que pode ser adotada. A EDUKAR vai-lhe indicar alguns passos que o irão ajudar neste período particularmente conturbado.
Como posso sobreviver ao Teletrabalho com Filhos?
#1 – Respire Fundo: A Responsabilidade é sua
Primeiro que tudo tire um momento para inspirar e expirar de modo a acalmar e clarear a sua mente. Ao fim do seu dia de trabalho ou até depois do jantar tire uns minutinhos para si e aproveite para ponderar quais as metas que pretende atingir para melhorar a sua situação. Lembre-se que é fulcral conseguir organizar o seu tempo e o seu trabalho para conseguir dar equilíbrio à sua vida pessoal e profissional. Tal depende de si e não dos seus filhos, lembre-se sempre disso.
#2 – Comece a criar regras e rotinas, independentemente da idade
Lembre-se que este confinamento surtiu uma quebra na rotina habitual que você e os seus filhos tinham. Se os seus filhos estavam em Creches, Jardins de Infância ou em idade escolar é natural que a presente situação seja uma rutura de uma situação em que estavam habituados a convívio com outras crianças e adultos. Por isso comece a planear uma rotina para os seus filhos que o ajude a planear melhor o seu dia.
Se se tratarem de crianças muito pequenas esta é uma oportunidade para começar a incutir essas regras desde uma tenra idade o que irá ajudar a criança a ganhar hábitos de rotina. Pense que desse modo, na hora do regresso à Creche ou ao Jardim de Infância, a criança não terá perdido hábitos que essas mesmas instituições ajudam a desenvolver neles ao longo da sua atividade.
Aproveite ainda para ler mais sobre este tema: Afinal qual é a diferença entre Creche e Jardim de Infância?
#3 – Controle o tempo passado em frente à televisão, tablet ou smartphone
É tentador para muitos pais em teletrabalho a ideia de simplesmente ligar a televisão ou passar o tablet e o smartphone para a criança. Fazê-lo com algumas interações didáticas pode ser uma boa solução a curto prazo, mas pense sempre nas questões a longo prazo. Não é de todo benéfico para os mais pequenos estarem sempre em frente a um ecrã por longos períodos de tempo. Por exemplo, aproveite os fins de semana para encorajar as crianças a ler e tente transpor esse mesmo hábito para os dias da semana. Recorra apenas aos ecrãs a curto prazo e sempre com um cronómetro em mão para controlar o tempo.
Aproveite ainda para reler: Segurança Digital em Família: A Tecnologia e as Crianças
#4 – Estão dois em teletrabalho? Escolham quem fica com as crianças em diferentes dias
O teletrabalho com filhos torna-se um pouco mais fácil quando ambos os pais estão em situação de confinamento. Caso seja esse o caso, ou more com alguém que consiga ajudá-lo nessa questão aproveite. Aproveite as pausas no trabalho para estar um pouco com os seus filhos e comece a habituá-los aos poucos a essa rotina, conforme mencionamos no tópico 2.
#5 – Esta é uma boa oportunidade também para os mais pequenos o ajudarem nas tarefas
Colocar os mais novos a ajudá-lo nalgumas das suas tarefas domésticas é uma atividade que irá incutir hábitos positivos nos mais pequenos desde uma tenra idade. Aos fins de semana aproveite para fazer o plano para o resto da semana, bem como para tratar das tarefas domésticas que impliquem mais tempo. Adapte o programa à idade dos seus filhos e comece a mostrar-lhes e a ensinar-lhes a importância de aprenderem a cozinhar, limpar ou ajudar com a roupa suja. É uma excelente oportunidade para os ajudar a sentirem-se incluídos na vida da casa, bem como a aprenderem a importância de ajudar.
#6 – Peça ajuda à escola dos seus filhos
Este caso é particularmente aplicável a crianças que ainda estão em fase pré-escolar (idades inferiores a 6 anos). Nestes casos a dependência dos mais pequenos face às figuras paternais ou maternais é muito maior. Tal pode-se revelar um pouco complicado no que toca à questão da sua autonomia que ainda se encontra em desenvolvimento. Neste caso, o melhor será pedir ajuda à Creche ou Jardim de Infância dos seus pequenos.
Na EDUKAR, por exemplo, neste momento tratamos de envolver as nossas “raposinhas” do nosso jardim de infância em diversas atividades lúdicas por via remota. Ter uma figura familiar aos seus filhos a incentivar a diversas atividades divertidas ajuda a diminuir quer a ansiedade dos pais, quer a ansiedade dos filhos. Deste modo os seus filhos estarão entretidos e os pais estarão com maior capacidade mental para regressar ao teletrabalho.
Deixe um comentário