Afinal qual é a diferença entre Creche e Jardim de Infância?
Índice
Há várias pessoas que pensam que Creche e Jardim de Infância são praticamente o mesmo conceito, no entanto, há algumas diferenças fulcrais que têm que ser tidas em conta. Um educador pode exercer diversas funções em diversas valências na área da educação e facilmente pode trabalhar nestas duas. No entanto, convém salientar que para ambos os casos há diferentes fatores a serem tidos em conta. A EDUKAR hoje explica-lhe as principais diferenças a ter em conta antes de optar por uma Creche ou por um Jardim de Infância.
O que é uma Creche?
Uma Creche define uma instituição para a qual estão destinadas as crianças com idades entre os 4 meses e os 3 anos de idade. É nestas instituições que há ações que têm influência nas primeiras aprendizagens da criança. Estas instituições pretendem estimular o desenvolvimento global da criança através de diversas atividades. Além disso aqui também se promovem as suas primeiras interações quer com outros adultos quer com outras crianças.
Apesar de tanto a Creche como o Jardim de Infância se guiarem pela mesma missão de promover as primeiras experiências educativas da criança e as suas interações com outras crianças, o detalhe mais relevante neste sentido foca-se na idade das crianças em creche. Ainda assim é na creche que as crianças são introduzidas a uma noção de rotina.
Há um grande rigor focado nas rotinas, nomeadamente em fatores como a higiene, a alimentação, o sono, entre outros. Salientamos aqui também que na Creche há diferentes fatores estimulantes para a criança, independentemente da sua idade. Ações como gatinhar, andar, cantar, ouvir música, ouvir histórias, pintar, entre outras, fazem parte das atividades diárias, levadas a cabo pela equipa educativa. Tendo em conta as diferenças de idade que se podem sentir nestas instituições, os educadores deverão ser conhecedores dos ritmos e interesses de cada criança.
Em Portugal há creches que podem ser ou instituições privadas ou Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS). Estes estabelecimentos são regulamentados pela Segurança Social.
O que é um Jardim de Infância?
Já o Jardim de Infância trata-se de um estabelecimento destinado a crianças entre os 3 a 6 anos de idade. Ou seja, é mais focado nas crianças prestes a ingressar no ensino básico. Tem algumas semelhanças com a Creche no que toca a algumas atividades.
Aqui, a equipa educativa planeia uma rotina que visa criar hábitos, bem como promover uma sensação de maior segurança às crianças. Ao providenciar aos mais novos esses pontos de referência estáveis, há uma maior possibilidade de confiança e adaptação das crianças a rotinas futuras. Esses hábitos têm também influência no percurso escolar que as aguarda. O Jardim de Infância é também essencial no que toca à resolução dos primeiros conflitos que possam surgir entre a criança com os seus colegas. Os educadores têm um papel de moderador nesse sentido, abordando o problema de forma imparcial. Além disso, têm que pedir aos intervenientes ideias para resolver o problema dando sempre apoio e compreensão para com os sentimentos da criança.
O Jardim de Infância também pode proporcionar apoio à família. Nesse sentido, os educadores tratam de criar um ambiente acolhedor para as famílias das crianças, criando espaços para as mesmas sempre com uma abordagem amistosa e respeitadora.
Salientamos que um determinado estabelecimento pode ter Creche e Jardim de Infância ou simplesmente ter apenas um dos dois.
Os Jardins de Infância são regulamentados pelo Ministério da Educação e podem ser públicos, privados ou também IPSS.
One Comment
Fiquei apaixonado pela matéria,