Desconfinamento nas Escolas: Os principais cuidados a ter neste regresso à rotina
Índice
Entramos oficialmente na fase de desconfinamento em várias escolas em Portugal, estando até ao momento reabertas as creches, pré-escolar e 1º ciclo (junto com ATLs dirigidos a essas mesmas faixas etárias). De modo a acompanhá-lo neste regresso progressivo à rotina, a EDUKAR apresenta-lhe alguns cuidados para os mais pequenos terem nesta nova fase escolar de modo a assegurar não só uma readaptação progressiva ao ambiente coletivo, mas também para assegurar as medidas necessárias de prevenção.
Durante o período de desconfinamento é importante reforçar aos mais pequenos que a prevenção é neste momento uma prioridade durante o regresso à rotina. Nunca é demais relembrar às suas raposinhas que o distanciamento social é uma medida necessária, pelo que encoraje os seus filhos a evitarem zonas com grandes concentrações de pessoas.
A segurança deve começar logo no percurso para a escola. Além dos cuidados relacionados com a segurança rodoviária, há que explicar que o uso de máscara nos transportes públicos é obrigatório e que se deve manter a distância social de dois metros, independentemente do trajeto ou do transporte utilizado (bicicleta inclusivamente).
Lavar as mãos deve ser um ato recorrente
Mal as crianças cheguem à escola é importante que a primeira coisa que façam é lavarem as mãos cuidadosamente com água e sabão. Não só está em causa o fator da higiene, mas também o fator da segurança. No caso de crianças da Creche ou do Jardim de Infância é dever dos educadores o de garantirem que este hábito é devidamente incutido aos mais novos.
Cuidados com as brincadeiras
Neste desconfinamento dirigido às crianças de Creche, Jardim de Infância e Primária, há que ensinar aos mais pequenos que há determinados contactos que é melhor passarem a ser evitados. É certo que as brincadeiras de contacto físico ou proximidade no recreio não são fáceis de largar particularmente em crianças mais jovens. Mesmo assim com o tempo os mais pequenos conseguem facilmente novos conceitos tais como não empurrar, aguardar pela sua vez em filas, não tocar na cara de outro colega, nem beijar e abraçar as outras crianças.
Saber quais as normas que cada establecimento tem em vigor
É importante para os pais e para os educadores nesta fase do desconfinamento a explicação do porquê destas regras de modo a que as mesmas sejam cumpridas pelos jovens. Na EDUKAR apresentamos-lhe algumas das nossas regras de segurança aplicadas quer aos nossos alunos do Jardim de Infância quer à nossa Sala de Estudo.
Nota: as seguintes normas foram lançadas oficialmente a dia 12 de março, na sequência do comunicado do Sr. Primeiro Ministro a 11 de março. Para qualquer dúvida relativamente às presentes normas e à sua atualização em datas posteriores pedimos que entre em contacto connosco para os devidos esclarecimentos.
Sala de Estudo da EDUKAR
– Os alunos devem ser entregues à porta da EDUKAR pelo seu encarregado de educação, ou por pessoa por ele designada, e recebidas por um profissional destacado para o efeito, evitando assim a circulação de pessoas externas no interior do recinto; (o sistema de entrada através do cartão vai ficar desativado)
– Os alunos da sala de estudo deverão levar todos os materiais necessários ao seu trabalho e atividades lúdicas (cadernos, folhas, lápis de cor, tesoura, cola, régua, …) para que não haja partilha de equipamentos.
– Os alunos da sala de estudo deverão ser portadores das máscaras necessárias ao período de permanência (no mínimo uma por cada 4h), a qual deverá ser colocada antes da entrada nas instalações;
Jardim de Infância da EDUKAR
– Os alunos devem ser entregues à porta do nosso estabelecimento pelo seu encarregado de educação, ou por pessoa por ele designada, e recebidas por um profissional destacado para o efeito, evitando assim a circulação de pessoas externas no interior do recinto; (o sistema de entrada através do cartão vai ficar desativado)
– As crianças devem trocar o calçado que levam de casa por outro apenas utilizado no espaço do Jardim de Infância. Este calçado extra permanece no estabelecimento.
– As crianças não podem levar de casa brinquedos ou outros objetos não necessários; Não é permitido o uso de máscara por parte das crianças do Jardim de Infância;
– Não é permitido levar comida do exterior. Se houver necessidade será por nós fornecida;
Deixe um comentário