Métodos de estudo: qual a sua influência na aprendizagem?

Métodos de estudo: qual a sua influência na aprendizagem?

Índice

Que tipo de importância podem ter os métodos de estudo no que toca ao sucesso escolar de um aluno? Qual o papel que os pais têm perante a criação de bons hábitos de aprendizagem? A EDUKAR hoje apresenta-lhe alguns aspetos a ter em conta para começar a ajudar os seus filhos a criar bons hábitos académicos que os irão ajudar no futuro.

Que tipo de importância têm atualmente os métodos de estudo?

É certo que há diversos fatores que influenciam a performance académica de diversos alunos, nomeadamente a motivação, capacidades intelectuais, as relações interpessoais (afetivas e familiares), bem como os professores. No entanto convém salientar que uma boa parte dos casos de insucesso se devem à falta prevalente de métodos e bons hábitos na hora de estudar.

Métodos de estudo: qual a sua influência na aprendizagem?

Nos últimos anos diversos estudiosos e trabalhadores na área da educação têm vindo a valorizar de forma crescente os efeitos dos hábitos e métodos de estudo. Os próprios estudantes também têm vindo a reconhecer de forma crescente que é importante definir uma boa estratégia para obter resultados de qualidade.

Um bom acompanhamento da parte de um mentor no processo de ensino-aprendizagem é fundamental; contudo o aluno deve ter do seu lado um conjunto de instrumentos e condições que ajudem a promover o seu estudo.

Em baixo apresentamos-lhe alguns dos métodos de estudo que podem começar a ser adaptados quer por crianças quer por jovens para praticar o cérebro e ganhar bons métodos académicos.

Tirar apontamentos

Ao escrever as suas próprias notas da matéria com um sistema de escrita rápida que funcione para si, o aluno está a explicar por escrito aquilo que captou da matéria. Nesse sentido, além de prestar atenção às aulas, convém fazer uma leitura calma e clara da matéria para que os apontamentos sirvam como uma boa base de revisão dos temas dados.

Fazer mapas mentais

Além dos resumos e apontamentos, os mapas mentais também podem ter um papel prevalente no que toca ao estudo. Para aqueles que têm uma boa memória baseada nos fatores visuais, esta ideia vai trazer grandes benefícios a nível de estudo.

Existe uma grande diversidade de ferramentas gratuitas tais como o Mindmanager ou o Xmind que poderão ajudar os mais novos nesse sentido. A matéria pode ser estruturada com balões, chavetas, setas e cores distintas. Deste modo para alguns alunos poderá ser mais fácil a organização de uma diversidade de ideias, bem como a distinção de conteúdos distintos num mesmo tópico.

Métodos de estudo: qual a sua influência na aprendizagem?

Estudo distribuído

A distribuição dos temas de aprendizagem ao longo do estudo são certamente uma boa maneira de facilitar a aprendizagem e de favorecer a memória a longo prazo. Com a devida antecedência este método poderá ajudar os alunos no que toca às matérias mais “nucleares” que precisarão de ser retidas para matérias que irão constar em testes ou avaliações mais cumulativas.

Fazer um auto-exame

Um outro método que poderá ajudar tem a ver com o facto de o estudante poder formular as suas próprias perguntas, bem como resolver exercícios e testes ou exames passados. A improvisação de perguntas que requerem uma resposta tendem a ser mais eficazes do que as que implicam o preenchimento de espaços em branco ou escolha múltipla.

Explicar a alguém

Há diversas pesquisas que mostram que os alunos ganham uma maior capacidade de memorização e recordação quando aprendem na expectativa de ensinar a outras pessoas. Visto que os professores não só aprendem as informações, mas também organizam os principais elementos para as ensinar a outros, faz sentido que o mesmo efeito se faça sentir nas mentes dos alunos.

Com esta metodologia o aluno sentir-se-á mais comprometido com a matéria, logo irá instintivamente procurar por métodos de recordação e organização que se irão revelar especialmente eficazes.

Métodos de estudo: qual a sua influência na aprendizagem?

Estudar não tem que ser um grande stress. A EDUKAR pode ajudar as suas raposinhas nesta nova fase. Dispomos de Sala de Estudo e Centro de Explicações para ajudar cada criança a voltar ao ritmo neste novo ano letivo

Contacte-nos e saiba mais sobre os nossos serviços

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *