Regresso às aulas: Como preparar os seus filhos para a rotina
Índice
Apesar de um cenário ainda marcado pela prevalência da COVID-19, é possível a preparação de um regresso às aulas divertido, económico e sem grandes stresses. Desse modo há diversos passos a ter em conta, entre os quais escolher uma mochila nova, experimentar um estojo, encadernar os livros, experimentar as sapatilhas de educação física e escolher possíveis atividades extracurriculares. A EDUKAR dá-lhe uma pequena ajuda para ajudar os mais novos a (re)adaptarem-se a uma nova rotina.
Como preparar os mais novos para o regresso às aulas
Passo #1: Faça uma lista
Em qualquer fase nova o planeamento é sempre aquele primeiro passo essencial no regresso às aulas. Por isso, verifique tudo aquilo de que os seus filhos irão precisar para garantir que têm tudo o que é necessário para um regresso tranquilo e com o necessário.
Passo #2: Reaproveite material dos anos anteriores
Nem toda a preparação tem necessariamente que envolver novos gastos, claro. Aliás, basta uma pequena revisão ao quarto ou escritório dos mais pequenos para encontrar material ainda em boas condições. Elementos como lápis, estojos e canetas são facilmente reaproveitáveis para um novo ano letivo.
Passo #3: Ajudar os mais novos a voltar ao ritmo de forma gradual
Lembre-se que após o regresso às aulas oficial, as primeiras cinco semanas para as crianças serão de recuperação, bem como para uma consolidação dos temas estudados no ano passado. Para que este regresso não se torne num “choque” será fundamental recuperar com antecedência hábitos anteriores, nomeadamente as rotinas, horários e ritmos de trabalho em época de aulas. Pode começar por (re)habituar os mais novos a deitar-se mais cedo, ajudá-los a dedicar cerca de 30 minutos por dia a atividades relacionadas com a escola, ou até implementar a regra de fazer os trabalhos de casa assim que cheguem a casa.
Passo #4: Criar condições para o estudo em casa
Na eventualidade de surgir um novo confinamento neste período, certifique-se de que ao menos a criança terá um espaço próprio para estudar em casa. Por isso, prepare com antecedência um espaço para as crianças e jovens poderem estudar seja após as aulas ou em regime online. Garanta que o espaço tenha os seguintes elementos em vista:
- Boa secretária de trabalho;
- Boa iluminação;
- Não ter grande ruídos ou distrações;
- Cadeira confortável e ergonómica;
- Equipamento tecnológico apto para estudo em casa ou online (incluindo computador, colunas, auscultadores e impressora).
Passo #5: Celebrar o começo do novo ano letivo
No fim de semana antes do regresso às aulas aproveite para tornar esta ocasião numa época festiva. Há diversas opções que tem à mão nesse sentido, nomeadamente um piquenique, um passeio de bicicleta, ou um jantar em família.
Nesse sentido, nunca é demais relembrar e consciencializar os mais novos de que a COVID-19 continuará a ser um fator de peso na sua rotina e que algumas ações para manter a segurança continuarão a ser necessárias. Uma forma de ajudar a colmatar o tempo que os seus filhos possam passar na escola, num estabelecimento de quatro paredes é privilegiar atividades ao ar livre para que não se sintam tão presos à rotina e às medidas de segurança em vigor.
Deixe um comentário