Contos infantis: 5 histórias para ler antes de dormir

A maioria das crianças adora ler ou ouvir contos infantis antes da hora de deitar. No último mês, indicamos alguns benefícios desta atividade.

Hoje, selecionamos 5 histórias que refletem valores e princípios importantes para ler com os mais pequenos!

contos

O Patinho Feio

O Patinho Feio” é um clássico de Hans Christian Andersen. Este conto narra a história de um patinho rejeitado pelos seus pares, que se consideravam de beleza superior.

Quando cresceu, percebeu que não era um pato, mas sim um cisne e que o grupo o achava feio, apenas porque era diferente.

Esta história está nos contos infantis mais famosos da história, uma vez que ensina às crianças que é importante respeitar a diferença!

Pinóquio

O conto de Carlo Collodi conta a história de uma marionete feita por um carpinteiro que ganha vida, graças a uma fada. Quando o boneco se transforma num menino de verdade, acaba por fazer diversas travessuras, sendo especialmente mentiroso! Aos poucos, o pequeno Pinóquio aprende a ser sincero e obediente.

Este conto mostra-nos que a vida é um processo onde podemos sempre mudar e ser melhores!

A Branca de Neve e os Sete Anões

A Branca de Neve e os Sete Anões” é uma história sobre uma bela jovem que foge do seu castelo para escapar às garras da sua madrasta, uma bruxa malvada. Ela acaba por ficar escondida numa casa, onde vive com sete anões. Após a madrasta tentar pôr fim à vida da Branca de Neve, ela acaba por ser salva por um príncipe.

Esta história reflete sobre a inveja e a vaidade e revela e como estes sentimentos podem ser prejudiciais!

A Cigarra e a Formiga

A Cigarra e a Formiga” apresenta-nos o resultado do esforço, representado pela formiga, e da preguiça, personalizada pela cigarra.

Nesta fábula, a formiga esforça-se todo o verão para recolher e armazenar alimentos para o inverno. Já a cigarra, acaba por passar os dias apenas a divertir-se e a fazer troça da formiga.

No fim, sem forma de se alimentar no clima frio, a cigarra acaba por reconhecer que a formiga tinha razão.

Este conto ensina a importância de ser responsável, antecipar as dificuldades e de trabalhar para assegurarmos o nosso futuro.  

Os Três Porquinhos

A história “Os Três Porquinhos” conta-nos as aventuras de três irmãos que utilizam diferentes materiais para construírem as suas casas, de forma a escaparem de um lobo.

Após o lobo soprar e destruir a casa dos dois primeiros porquinhos, feitas de palha e de madeira, os dois irmãos escondem-se na casa do terceiro porquinho, feita de tijolo. Por muito que sopre, o lobo não a consegue destruir!

Este conto reflete o confronto entre seres fracos com outro mais poderoso e violento. Esta história ajuda a valorizar os esforços racionais para enfrentar o perigo e ensina-nos que é possível evitar confrontos e, ainda assim, neutralizar as ameaças!

O que achou destes contos? Tem sugestões de histórias para a Edukar ler às suas raposinhas? Envie as suas sugestões!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *