AVÓS: 3 BENEFÍCIOS DA SUA RELAÇÃO COM AS CRIANÇAS

É frequente ouvir dizer que os avós são “pais duas vezes”. E porquê?

Tendo em conta os benefícios que as crianças podem retirar de uma relação próxima com os avós, esta expressão faz muito sentido. Os mais velhos têm, aqui, uma nova oportunidade de participar na educação da criança, desta vez de forma mais leve e ponderada, colmatando algumas dificuldades que poderão existir no quotidiano vivido em casa dos pais.

Além disso, eles costumam transmitir segurança. Muitas vezes, quando as coisas não correm tão bem, as crianças recorrem ao avô e à avó para apoio e consolo, retirando vários benefícios desta proximidade.

Segundo um estudo da Universidade de Oxford, as crianças que tinham uma relação próxima com os seus avós apresentavam uma maior estabilidade emocional e também os adolescentes — sobretudo com pais separados — mostravam uma maturidade superior mediante as situações apresentadas. Quais são, então, alguns dos benefícios desta relação? A Edukar responde-lhe!

crianças a conviver com os avós numa sala de estar

Conhecimento

É frequente os avós transmitirem alguns conhecimentos práticos, bem como informações sobre as origens da criança.

Muitos conhecimentos mais tradicionais, como costurar ou até mesmo brincadeiras que já não vemos num mundo dominado pelo digital, são transmitidos pelos avós. Para se conectarem com os seus netos, acabam por ensinar habilidades que pareciam perdidas.

Além disso, eles também transmitem a história da família, tradições, características regionais, ajudando a criança a perceber e construir a sua identidade.

Apoio emocional

Os avós também são, frequentemente, uma fonte de conforto e conselhos para os seus netos.

Muitas vezes, os pais necessitam de ter uma postura mais firme na educação das crianças o que resulta em conflitos comuns entre estas duas gerações. Já os avós têm tendência a ser mais brandos e compreensivos, o que faz com que as crianças procurem as suas palavras, nos momentos mais tensos. Desta forma, assumindo uma posição de confidentes dos mais novos, eles podem ser os mediadores na resolução destas discussões.

APOIO AOS PAIS

Hoje em dia, os avós assumem um papel muito participativo na vida das crianças. É frequente acompanharem as visitas ao médico, irem buscar os netos à escola, ajudar nos trabalhos de casa e ficar a cuidar da criança quando os pais têm algum compromisso ou, simplesmente, precisam de algum tempo para eles.

Assim, proporcionam um grande apoio aos pais que certamente teriam a sua vida muito mais complicada sem esta preciosa ajuda.

Como pode ver, é importante os pais incentivarem este vínculo entre os pequenos e os seus avós, proporcionando encontros frequentes entre ambos.

Agora que já sabe alguns benefícios desta relação, ofereça esta informação a outros pais: partilhe este artigo nas suas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *