A Importância dos Primeiros Anos de Vida para a Criança

A Importância dos Primeiros Anos de Vida para a Criança

É natural que os primeiros anos de vida sejam extremamente importantes no desenvolvimento da criança. O que acontecer durante este período tem mais consequências ao longo da vida, bem estar e saúde de um indivíduo. Este período também se destaca por ser uma base para novas aprendizagens. A EDUKAR hoje vai-lhe falar acerca da importância que os três primeiros anos de vida têm no futuro de uma criança.

Vários especialistas sublinham que os primeiros anos de vida são fundamentais para a criança. Dos 0 aos 3 anos de idade ocorre um período que é decisivo para o crescimento físico, intelectual e emocional de cada pessoa. Os estímulos que forem sendo captados nesta altura da vida irão ter influência na forma como a criança se irá adaptar a diferentes ambientes, bem como em como irão adquirir novos conhecimentos.

Isto porque esta etapa se trata de uma altura na qual o cérebro das crianças tem maior sensibilidade no sentido de se remodelar em função das experiências que estas forem vivenciando. Há ainda a maior predisposição para a aprendizagem, algo que poderá ter influência nos resultados que a criança for apresentando durante o seu percurso académico a partir do momento em que entrar para a escola primária.

É essencial que nesta altura da vida a criança possa contar com um ambiente saudável e propício para a aprendizagem. A escola e o lar assumem papéis essenciais neste sentido, tendo a obrigação de garantir ambientes com boas influências para as crianças. Um ambiente tenso poderá gerar sentimentos de ansiedade, stress e desconfiança em relação a outras pessoas, pelo que é importante que os dois ambientes nos quais a criança estará inserida nos seus primeiros anos de vida possam proporcionar à criança uma série de estímulos positivos, nomeadamente atividades que promovam um desenvolvimento positivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *